A Igreja Evangelica Assembleia de Deus em Imperatriz não se limitou apenas à cidade. O desejo de alcançar as almas perdidas era muito forte, envolvendo a liderança e também toda a igreja. Com a chegada da Rodovia Belem-Brasilia (BR 010) em 1960, ocorreu o surgimento de vários vilarejos, especialmente às suas margens. O primeiro povoado a alcançado foi Açailândia, que era apenas um acampamento dos trabalhadores que a construíram. Nesse avanço evangelístico, a igreja alcançou outros povoados, como: Perdidos, Cajuapara, Itinga, Água Azul, Concrem e Ligação, sentido Norte. Estes 03 últimos pertencem ao Estado do Pará. Em 1963, o pastor Luiz de França Moreira transferiu de forma harmoniosa as congregações dos referidos povoados para a Convenção Paraense, que na época estava sob os cuidados do Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos.

Na direção Sul, sentido Brasília, a igreja evangelizou centenas de pessoas, organizando vários pontos de pregação, no afã de cumprir o Ide de Jesus. Com esse desdobramento, chegou-se até o povoado de Lajeado, onde se organizou uma congregação. Nos dias atuais, Lajeado possui uma grande igreja, sediando um campo mui promissor. Com a abertura da rodovia que liga Açailândia a Santa Inês (BR-222), abriu-se novas frentes de trabalho em povoados que iam surgindo ao longo de suas margens. Foram eles: Pequiá, Córrego Novo e Novo Bacabal.

Nas margens do Rio Tocantins, fazendo-se uso de pequenos barcos, o Evangelho alcançou
o povoado Sampaio. Ali foi organizada mais uma congregação, tendo como fundador e primeiro dirigente o saudoso Manoel Pereira de Carvalho (Alfaiate). Hoje, aquela cidade pertence ao estado do Tocantins, e esses lugares evangelizados pela Assembleia de Deus de Imperatriz, possuem grandes igrejas sedes. As mesmas avançam, seguindo exemplarmente o modelo da igreja-mãe.
Vieram os anos 80 e o velho guerreiro pastor Luís de França falece em 15 de julho de 1984.

Depois do seu falecimento assume em seu lugar o pastor José Ribeiro de Sousa. Neste período foram emancipados os campos de Açailândia e Itinga. No mesmo ano o pastor Jairo Saldanha de Oliveira, que hoje dorme no Senhor, assumiu a presidência e com ele veio o sonho do grande Templo Central, cuja construção teve início em 1986 e terminou em 1999 já sob a liderança do pastor Raul Cavalcante Batista que assumira a presidência em 1993, sucedendo aos pastores Daniel Rodrigues e Sebastião Andrade de Sousa. O Templo comporta 10 mil pessoas sentadas e é o segundo maior do Brasil.
Pastor Raul Cavalcante alavancou ainda mais o crescimento da IEADI que contava com 31 congregações quando assumiu a igreja. Em 23 anos de pastoreio da Assembleia de Deus em Imperatriz, Pr Raul Cavalcante organizou cerca de 200 congregações, a maioria das quais com templos próprios construídos.

Pôde-se perceber nitidamente que, nas últimas duas décadas, o avanço do Evangelho em
Imperatriz e região deu-se de um modo acelerado. O extraordinário crescimento da Igreja
que se verificou nesse período, foi ocasionado, especialmente pelo fato de seu envolvimento
mais expressivo com a obra missionária, que trouxe um grande despertamento para
todos os cristãos salvos em Cristo Jesus que se congregam na IEADI.
Muitas vilas e povoados, não só em Imperatriz como em diversas partes do Brasil e do mundo
foram literalmente bombardeados pela pregação da Palavra de Deus, através dos vários
missionários enviados pela IEADI, os quais protagonizaram a plantação de uma inúmera quantidade de igrejas por todos os campos por onde já passaram e nos lugares em que
trabalham atualmente.

Simultaneamente ao desenfreado crescimento da obra de Deus nos campos missionários
onde atua a IEADI, a cidade de Imperatriz é agraciada com ricas bênçãos de Deus em todos
os sentidos. A prosperidade da Igreja repercute-se em todas as camadas sociais, pois a vida
política e socioecômica de um povo possui dimensões diretamente proporcionais à sua
projeção espiritual.

Em dimensões humanas, jamais se poderá medir a magnitude desse trabalho que vem
sendo desenvolvido pela IEADI, sob a égide e o poder do Espírito Santo, ao longo de sua profícua existência em nossa cidade, cuidando da proclamação do Evangelho Pleno, sem máscaras ou distorções. A Assembleia de Deus em Imperatriz tem demonstrado no decorrer destes 65 anos que sua preocupação maior sempre foi e continua sendo verdadeiramente com as pessoas, não simplesmente no que concerne às suas necessidades espirituais, que na realidade são as mais importantes, mas também não deixando de suprir suas carências materiais, vislumbrando o comprometimento mútuo de cada ser humano dentro do grupo social em que vive, tornando-o gradativamente mais moral e sociável pelo exercício de um
cristianismo autêntico, moldado às formas do constante ensino da Palavra de Deus.

O visível crescimento desta Igreja retrata o compromisso da construção do Reino de Deus
aqui na terra, por vidas que alcançaram o Novo Nascimento e que são possuídas do inflamável
desejo de ver outras pessoas bebendo da mesma fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *